Gráficas : O que leva 90% delas a fecharem antes dos 5 anos de vida?

Abrir um negócio próprio não é fácil para ninguém, todas as pessoas que abrem seu próprio negócio enfrentam vários problemas e riscos, mas nunca sabemos se teremos sucesso ou não se não tentarmos hoje no Brasil a maior parte da população já é dona de seu próprio negocio seja ele físico ou online.

Mas infelizmente todo ano milhares desses negócios fecham as portas, motivado por vários fatores, em media nos dias atuais a cada 100 empresas 49 fecham as portas dentro de 3 a 5 anos, período esse que era para a empresa já esta evoluindo.

A maioria das empresas que fecham as portas são aquelas de pequeno porte, mas que tinha em seu quadro de funcionários cerca de 9 a 10 funcionários assalariados. Infelizmente fechar as portas tem sido uma atitude comum entre as empresas. Para quem trabalha com gráfica a porta tem sido um pouco mais estreita.

Muitos profissionais começam com seu próprio negócio na área gráfica alguns até obtém resultados satisfatórios, outros desistem antes de completar 3 anos de mercado, e por outras duram cerca de 5 anos e depois também fecham as portas, mas por que isso acontece?

A resposta não é tão simples, pois existem vários fatores que impedem uma gráfica de operar após os 5 anos e na maioria das vezes leva a empresa a fechar as portas, no entanto esses fatores na maioria das vezes não são considerados importantes pelos os donos das gráficas.

Como você sabe o setor gráfico é um dos setores que mais cresce no mundo, também é um dos setores que possui um investimento inicial muito alto, mas também possui um retorno agradável ao bolso do empresário dono de uma gráfica, é claro que para isso existem algumas coisas que devem ser levadas em consideração em uma gráfica.

Mas por que as gráficas fecham as portas antes dos 5 anos? Para essa pergunta existem varias respostas, então veja agora o porquê isso acontece com 90% das gráficas.

Plano de Negócios para Gráfica

Plano de Negócios para Gráfica

  • Qualidade dos serviços e produtos:

    Se você não sabe a qualidade de um produto ou serviço pode fazer qualquer empresa fechar as portas, inclusive uma gráfica, por isso na hora de montar uma gráfica veja se você pode e tem condições de oferecer um produto de qualidade aos seus clientes. Se você fornecer serviços e produtos de baixa qualidade para seus clientes com certezas eles ficaram insatisfeito, e não mais voltarão a fazer outros trabalhos na gráfica, assim você perder mais um cliente.

  • Plano de negócios:

    Não realizar um plano de negócios tem feito muitas gráficas fecharem as portas antes mesmo de começarem a ter retorno, isso não é novidade, mas é outro fator preocupante, uma pesquisa do SEBRAE revela que cerca de 70% dos empreendedores não realiza um plano de negócios, e acaba entrando para o ramo gráfico com uma venda nos olhos, gráficas abertas sem um plano de negocio fecham as portas em torno de 3 a 5 anos.

  • Mão de obra qualificada e conhecimento:

    Conhecer sobre o ramo em que se pretende trabalhar é o caminho para o sucesso de seus negócios, para montar uma gráfica você deve entender do assunto, por isso é recomendado fazer cursos e treinamentos antes de montar uma gráfica, além disso, contratar mão de obra qualificada é o que faz manter seus negócios de pé. Não ter conhecimento sobre uma gráfica, e não ter profissionais qualificados trabalhando com você pode ser seu fim como empreendedor.

  • Reinvestimentos:

    Todo negócio em sua fase inicial precisa ter reinvestimentos, ou seja, para você que tem uma gráfica o correto é pegar o valor que você está ganhando e investir em matérias de qualidade em melhorias, até que sua gráfica esteja funcionando 100%.

 

Assim você poderá proporcionar aos seus clientes mais qualidade em seus produtos e serviços prestados.

É possível perceber que não só as gráficas que fecham as portas antes de completarem 5 anos mas a maioria das outras empresas, no entanto isso acontece com aas gráficas devido aos fatores citados acima, que na maioria das vezes não é levado em consideração pelo o dono da gráfica.